top of page

Pós IAM em UTI - estudo da USP

  • Drª Ms Marina Nicola
  • 29 de mar. de 2016
  • 2 min de leitura

Mortalidade ajustada pelo tipo de Ventilação

Como fisio de UTI pego muito pós infarto, pacientes graves. Por vezes surgem dúvidas na equipe e a discussão é calorosa... Rs

Esse estudo com autores do HI Albert Einstein e da FMUSP saiu agora na PLOS-One (revista científica de acesso livre disponível apenas online, publicada pela Public Library of Science). Veja então um resumão mastigado que fiz do artigo pra vocês. Quem quiser tenho ele em pdf, só pedir ;-)

Mechanical Ventilation and Clinical Outcomes in Patients with Acute Myocardial Infarction: A Retrospective Observational Study

Aproximadamente 17% dos pacientes com diagnóstico de infarto agudo do miocárdio (IAM) vão apresentar piora respiratória decorrente da descompensação cardíaca. Quase 1 a cada 5.

A ventilação mecânica invasiva (VMI) e a ventilação mecânica não invasiva (VMNI) podem ser utilizadas no tratamento de pacientes com IAM e insuficiência respiratória. No entanto, poucos estudos avaliam o desfecho do uso da VMNI nos pacientes com IAM. O objetivo do estudo foi avaliar a incidência e os desfechos clínicos associados ao uso da VMI ou VMNI em pacientes com IAM.

O estudo foi retrospectivo observacional onde 1610 pacientes com diagnóstico de IAM foram incluídos. A ventilação mecânica foi utilizada em 293 pacientes (54% VMI e 46% VMNI exclusiva).

A taxa de mortalidade para os pacientes que não utilizaram ventilação mecânica foi de 4%, para os que utilizaram exclusivamente VMNI foi de 8,8% e os que utilizaram VMI foi de 39,5% (p<0,001). Ou seja, quem precisa de (ou teve que usar) VM invasiva, morreu bem mais.

O tempo médio de dias de internação foi de 6 dias para os que não utilizaram ventilação mecânica, 13 dias para os que utilizaram VMNI e 28 dias para os que utilizaram VMI (p<0,001). Ou seja, quem precisa de IOT, fica mais que o dobro de tempo internado.

A VMNI exclusiva não foi associada à morte intra-hospitalar (p=0,79), já a VMI foi fortemente associada com um maior risco de morte intra-hospitalar (p<0,001). Imagino que o fato de precisar de VMI seja um marcador de gravidade, um fator de pior prognóstico.

Resumo da opera: Após o diagnóstico de IAM, 18% dos pacientes necessitaram de ventilação mecânica. Quase metade desses pacientes foi tratado exclusivamente com VMNI, apresentando um prognóstico favorável, enquanto os pacientes que necessitaram de VMI apresentaram aumento de três vezes no risco de morte.

Bem, ficamos por aqui. Até mais!

Comments


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 por Extensão Saúde. Uma empresa do grupo HSono.

© Copyright
  • Facebook Round
  • LinkedIn Round
bottom of page